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MINHAS EXPERIÊNCIAS COM CORDAS
MINHAS EXPERIÊNCIAS COM CORDAS

OBS: Estes cordas foram testadas em dois violinos bem diferentes. O primeiro violino (razoavelmente bom, com sonoridade bem tranquila), já o atual é um grande instrumento (muito bom com grande poder e riqueza no som). Percebi que meu atual violino é bastante rigoroso (principalmente na corda ré, ele melhor adapta com corda revestida em prata), ele não funciona com certas cordas, diferente do primeiro que adaptava com praticamente qualquer corda, no entanto, este segundo é muito melhor, nível avançado.

Em busca de um jogo perfeito de cordas, com nota 10,00 (dez). Com as seguintes características: Curto período de amaciamento, estável, imediatamente jogável quando instalada pela primeira vez, som claro, focado, macio, doce, quente, cheio, poderoso e respostas como as cordas de aço.

Revisado em: 19/06/2015

Minha opinião: primeiramente não estou aqui para fazer propaganda a nenhuma fabricante de cordas, no entanto, eu percebo que a empresa Warchal está no rumo certo com a elaboração de suas cordas, o som que produz-se através dos encordoamentos Warchal é o mais próximo do som produzido pelo "velho mundo". Quando ouço o som das gravações produzida por Jascha Heifetz é como se eu estivesse ouvindo o som produzido por alguém tocando um violino utilizando o jogo de cordas Warchal Ametyst. Últimamente estão produzindo cordas sintéticas com tensão e sonoridade como as cordas de aço, não dá para diferenciar muito. Nada contra os metais, no entanto, percebe-se que há uma preocupação em jogar o mais poderoso possível. Cada jogador possui gosto diferenciado e, cada instrumento é particular, então sabemos o que queremos ouvir e o que nosso instrumento precisa. Não deixando de citar outra empresa, a Larsen, que parece ter a mesma filosofia da Warchal.

As grandes Salas de Concertos exige cada vez mais dos Spallas poder de abrangência; é preciso executar o instrumento o mais poderoso possível, para "encher de som a sala", creio que, pelo motivo das salas cada vez maiores, passa a ser preciso criar cordas com tensão elevada, produzindo um som poderosíssimo, no entanto, existe cordas de baixa tensão que produz som poderoso.

Pirastro Tônica: sonoridade regular (neutro) - calor moderado - respostas razoável - eu diria que esta é uma corda intermediária, apesar de ter ouvido a mesma num certo violino, e produziu um som fantástico. obs: eu acho a corda E (mi) tensa, a corda D (ré) revestida em prata, eu achei muito boa, com grande dose de calor e uma certa profundidade. Eu particularmente não gosto muito deste conjunto. Minha Nota: 07,50 (testado nos dois violinos)

Warchal Brilliant: Sonoridade profunda, quente, com grande projeção, soando entre o brilho da Evah Pirazzi e a escuridão da Obligato, com poder de penetração. Obs: a E (mi) muito poderosa e soando razoavelmente, o jogo é excepcional, com boa estabilidade de afinação e curto período de amaciamento. A sonoridade lembra muito o som de Passione da Pirastro. Tensão eu diria que é regular, apesar de que no site da Warchal é descrito como alta tensão, como Evah Pirazzi, Zyex, Vision Titaniun e Infeld Blue, no entanto, é bem menor, mas é mais tensa que as outras cordas da fabricante Warchal, entretanto, não atrapalha a jogabilidade. Corda para Solo. A corda D (ré) revestida em prata permite transição muito limpa. Em relação claridade e escuridão eu diria que ela é neutra, está no meio, talvez mais encantador do que agressiva. Entretanto, apresenta pontos negativos também. De todas as cadeias que utilizei esta é a melhor, claro com exceção da corda (mi), que eu prefiro a Warchal Ambar. Minha Nota: 09,75 (testado nos dois violinos)

Warchal Brilliant Vintage: com as mesmas características da Brilliant, no entanto, não é tão estável a afinação quanto a Brilliant. Menos poder que a Brilliant, mas com maior calor e, tensão muito boa (baixa tensão). No entanto, prefiro a Brilliant original, ela da mais poder e segurança. Minha Nota: 08,75 (testado no violino antigo)

Warchal Karneol: Intensidade do som é como a Pirastro Tônica, portanto, esta corda possui grande calor, complexidade, soando com foco. Muito doce o som. Muito boa, sonoridade muito tranquila, gosto muito dela, no entanto, prefiro algo com mais poder e claridade. (baixa tensão). O jogo completo soa meio escuro. O som desta desta corda é muito idêntico da Warchal Brilliant, no entanto, com menos poder. Minha Nota: 09,50 (testado no atual violino)

Warchal Ametyst: Baixa tensão, ainda menor que karneol, a mesma possui um tom brilhante e focado, soando claro. Muito boa, calor e complexidade razoável, muito ressonante e com grande dose de nuance. Segundo comentários, em violinos antigo a mesma soa espetacularmente. Bom volume de som, creio que poderia ser utilizado para solo. O violino amarrado com esta corda soa muito natural, o som lembra muito as gravações de Jascha Heifetz. A mesma é bastante estável e instala-se rapidamente. Esta corda é perfeita para regiões de CLIMA QUENTE, a única que soou de forma satisfatório em regiões tropicais, soa limpo sem aquela "sujeira" no som, como as cordas muito complexas (rico). Este corda possui um som particular, diferente de tudo que testei antes (som espumante). Minha Nota: 09,90 (testado no atual violino)

Mauro Calixto: Corda nível estudante, boa projeção sonora, com excessão da G (sol) que soa abafado. a E (mi) é muito boa, composição aço/cromo, durabilidade longa, no entanto, na E (mi), pois o restante do jogo a durabilidade deixa à desejar. Minha Nota: 06,50 (testado no violino antigo)

Thomastik Infeld Blue: No meu atual violino, a mesma soou muito bruto e grosso sob meus ouvidos, no entanto, os ouvintes fez comentários favoráveis quando eu jogava. Na orquestra eu não podia ouvir o som do meu violino, jogando sozinho fui elogiado com este set. Ela possui grande poder, no entanto, não é tão focado o som, me parece meio escuro e falta calor. Tensão bastante elevada, com excessão a E (mi). Durabilidade, eu diria que é indestrutível, uma eternidade. Minha Nota: 08,75 (testado no atual violino)

Thomastik Infeld Red: Deste jogo a única corda que testei foi a Lá (A), a primeira imagem é que a durabilidade deixa a desejar. Grande projeção, som quente, claro, tensa e limpa. Minha Nota: 07,50 (testado no violino antigo)

Thomastik Vision: Som: o mais focado (som definido, muito aparente) que já tentei, alto, no entanto, não tão volumoso. Jogabilidade é incrível, razoavelmente quente, estabilidade e amaciamento igual a Warchal Brilliant, senão melhor. Minha Nota: 09,50 (testado no atual violino)

Warchal Karneol mais Warchal Ametyst e Thomastik Infeld Blue: Sol e Ré (G e D) karneol; Lá (A) Ametyst e Mi (E) Infeld Blue. Caracteríticas do som: boa dose de nuance, facilidade para jogar, complexidade, ressonância, calor e foco. Volume de som regular, não muito cheio. Muito bom o som, vale a pena experimentar. As cordas G e D: som escuro; A e E: som doce, claro e focado. Nota: 09,75 (testado no atual violino)

Warchal Brilliant mais Warchal Ametyst: Sol, Ré e Lá (G, D e A) Brilliant e Mi (E) Ametyst. Características do som: focado, corajoso, quente, claro, com grande nuances, ressonante e muito fácil de jogar. Nota:09,00 (testado no atual violino)

Pirastro Obligato: som focado e muito quente (o mais cálido que já usei), grande volume de som. bastante estável, no entanto, demorou vários dias para assentar no instrumento. A resposta é muito rápido, grandes nuances, o som é muito doce embaixo das orelhas, ela tem uma espécie de zumbido sob as orelhas, mas que é agradável, devido seu imenso calor. Em relação a com mí (e) não gostei muito; em poucos dias ela estourou; eu tenho utilizado a mí de aço, sem banho de ouro. Elas tem uma vida muito longa, com exceção da mí. Nota: 09,95 testado no violino atual.

 

Melhorando a corda mi (e) warchal Brilliant: para reduzir os apitos da corda mi brilliant eu usei uma lixa nº 1.200. lixei somente o trecho da corda entre o cavalete (ponte) e o espelho, a parte de contanto com o arco; desta forma produziu maior atrito, pois esta corda é altamente polida. Além dos apitos que reduziu quase 100% percebi uma melhora na ressonância e maior calor nas cordas inferiores. No entanto, ainda fica muito longe da Warchal Ambar

 

Cordas mi (e):

Warchal Amber: Som claro em toda extensão, ressonante, quente, boa dose de nuance, canta perfeitamente e sem apitos. Posso dizer que é a melhor que já utilizei. Nota: 09,90

Lenzner Goldbrokat: Som muito claro em toda extensão, ressonante, quente, no entanto, as vezes alguns apitos e a resposta não é tão rápida se comparada a Warchal Amber. Nota: 09,25